domingo, 9 de novembro de 2014

“Por Que Obedecer? O Plano Do Salvador E Do Pai Celestial Para Seus Filhos.”


“Por Que Obedecer? O Plano Do Salvador E Do Pai Celestial Para Seus Filhos.”


Lista dos Personagens:


      I.        Maria- Mora com os tios e não sabe como é o amor de um pai ou mãe. Ou pelo menos pensa isso. Mas depois irá descobrir que realmente é muito amada pelos tios
    II.        Barbara- Não é muito obediente aos pais. Às vezes inventa mentiras para poder sair de casa.
   III.        Eva-  Seus pais não tem muito tempo para ficar com a garota por que trabalham quase que o dia todo.Pra compensar sua ausência eles acabam deixando a filha fazer tudo que quer  .mas isso geralmente não dá muito certo.
  IV.        Isabel- Apesar de ser muito criticada pelos amigos. Decide obedecer sempre seus pais. Ela é a mais centrada do grupo das crianças.
   V.        Laura- Sempre acaba sendo influenciada pela amiga Bárbara e acaba se metendo em grandes confusões.
  VI.        Moroni- Geralmente obedece aos pais. Mais dessa vez é influenciado pelos amigos e resolve desobedecer aos pais. Levando seu irmão mais novo, Pedro junto.
 VII.        Davi- Tem muito medo de desobedecer aos pais.Porém dessa vez topa desobedecê-los.Através desse garoto as crianças perceberão que estavam erradas.
VIII.        Pedro- È o irmão mais novo de Moroni. Não entende muito bem a situação, portanto só quer se divertir
  IX.        Gabriel- É o gozador da turma. Sempre ri dos amigos por esses não poderem fazer nada e ele poder fazer tudo. Mas na verdade os pais de Gabriel não dão muita atenção para o garoto e ele só faz isso para chamar a atenção deles.
   X.        Narrador- Narra toda a historia das crianças. No final faz algumas observações junto com a professora da primaria.
  XI.        Professora- No inicio conta resumidamente a historia de Sadraque Mesaque e Abdnego.no final fala algumas escrituras que nos ajuda a entender o por que de devermos ser obedientes.
 XII.        Jacó- É o tio de Maria. Demonstra ser um homem muito serio e religioso, é também muito atencioso com a sobrinha.
XIII.        Rute- É a tia de Maria. Uma mulher muito simpática e atenciosa. Tem uma voz doce e sempre está com um sorriso no rosto.


Cenário

  O cenário é composto apenas por umas cadeiras normais das salas de aula da capela na primeira cena e na segunda cena pode ter uma pequena banca onde serão vendidos os ingressos para as crianças. O terceiro cenário não precisa de nenhum objeto especifico. Mas se possível pode-se colocar coisas que lembrem uma rua. Tipo desenhos de casa juntas (como no subúrbio), placas de transito, etc.

OBS: As escrituras citadas no decorrer da peça podem ser lidas diretamente nos livros citados. Pois assim além de facilitar as coisas que os atores precisam decorar passam a veracidade de cada um dos versículos, pois os espectadores também podem acompanhá-las em suas escrituras ao decorrer da peça caso achem necessário, ou tenham a curiosidade de ponderar sobre elas em suas casas.
  
Observações extras: Posso sugerir que nós mais velhos apresentemos a peça para os alunos da primaria para ver se eles se interessam pelo assunto. Caso eles gostem podemos começar a trabalhar com elas de verdade. Primeiro é preciso fazer um exame sobre a capacidade de cada uma das crianças na interpretação e depois fazer as modificações necessárias para uma boa adaptação da peça para as crianças.


“Por Que Obedecer? O Plano Do Salvador E Do Pai Celestial Para Seus Filhos.”

(A CENA COMEÇA COM AS CORTINAS JÁ ABERTAS E AS CRIANÇAS VENDO UM JORNAL OU REVISTA QUE FALA SOBRE O FILME QUE ELAS TANTO QUERIAM VER APÓS O NARRADOR TERMINAR DE FALAR COMEÇA O BARULHO NA SALA E A DISCURSÃO SOBRE QUEM IRIA OU NÃO VER O FILME )

NARRADOR- Maria é uma jovem garota que mora com os seus tios. Seus pais morreram quando ela tinha apenas três anos de idade e esses assumiram a responsabilidade de educar a garota da melhor forma possível. Apesar de sempre ter sido obediente aos tios e de nunca ter tido motivo pra duvidar do amor que seus tios sentiam por ela Maria acaba sendo influenciada pelos amigos e começa a duvidar se toda aquela dureza e todo aquele cuidado dos tios era mesmo uma prova de amor. Ela enfrenta seus tios e desobedece-os pela primeira vez. Mas será que essa foi uma boa escolha da parte dela?

   Aquele deveria ter sido um domingo normal como todos os outros. As crianças estavam em sua aula dominical e a professora iria passar uma lição muito bonita sobre as escrituras. Mas aquele dia era diferente as crianças estavam ansiosas por ver um filme que havia passado no cinema há pouco. Todos os alunos mais velhos haviam feito comentários sobre como a estréia do filme tinha sido grandiosa. As crianças da primaria então ficaram muito mais curiosas para ver o filme. Eles abriram os jornais e revistas e viram que aquele dia o filme iria passar mais uma vez e ficaram super empolgados para vê-lo. Mas tiveram dois contratempos. Primeiro, era o Dia do Senhor e eles deveriam guardá-lo. Segundo, os seus pais achavam o filme agressivo demais para crianças da primaria assistirem. Isso causou uma grande discussão entre eles.

(CHEGA A PROFESSORA E PEDE CARINHOSAMENTE QUE AS CRIANÇAS SE SENTEM PARA A AULA ELA COMEÇA A DAR A AULA, MAS AS CRIANÇAS NÃO PARECEM SE INTERESSAR MUITO PELO QUE A POBRE MULHER FALA)

PROFESSORA-Hoje eu irei contar pra vocês a historia de três homens muito especiais que foram abençoados pelo nosso Pai Celestial, devido a sua obediência. O nome deles era Sadraque, Mesaque e Abednego...

(CONTA A HISTORIA DE UMA FORMA BEM SIMPLES E RESUMIDA DE MODO A FAZER COM QUE AS CRIANÇAS ENTENDAM BEM. PORÉM ESSAS CONTINUAM CONCENTRADAS NO FILME E NÃO PRESTAM MUITA ATENÇÃO POR ISSO VOLTA E MEIA ELA DÁ UMA ADVERTÊNCIA EM UMA DELAS)


NARRADOR- Após a aula as crianças continuam discutindo sobre o filme. Elas não se importavam muito em guardar o dia do Senhor naquele momento. Elas então decidem marcar um local para se encontrarem e verem o filme juntos, mas algumas delas ainda têm duvidas se devem ou podem ver o filme. O filme era inapropriado para crianças com menos de 14 anos. Mas elas queriam tanto ver o filme que não se importavam com isso. Mesmo por que todos os outros amigos deles já tinham visto.
MARIA- Quer dizer que vocês vão ver aquele filme hoje?
EVA E BARBARA JUNTAS - Claro que vamos. Não o perderíamos por nada desse mundo!
MORONI- Mas os seus pais permitiram que vocês o vissem?
GABRIEL- hihihi... quer dizer que você faz tudo o que a mamãezinha manda é?(DA UMA TAPA NAS COSTAS DE MORONI)
MORONI- Bem eu... Claro que não! Eu só...
EVA- Eu vou com certeza!A minha mãe me deixa fazer tudo que eu quero.
MORONI- Serio?Gostaria que os meus pais fossem iguais aos seus. Meu pai raramente me deixa sair de casa. E sempre que saio tenho que levar o meu irmãozinho junto (o irmão de Moroni pode ser menino ou menina. se tiverem muitas crianças até mesmo os dois casos, assim todas as crianças podem participar da peça).
PEDRO- Legal!! Eu vou pro cinema com o meu irmão  !!!(PEDRO é o irmão mais novo de Moroni)
BARBARA- Querem saber a verdade? Eu iria nesse filme de qualquer jeito. Mesmo se os meus pais não permitissem. Nem ligo!
LAURA- você é muito doida Barbara. Eu não seria capaz de fazer uma coisa dessas com meus pais de jeito nenhum.
BARABARA- Quem disse? Eu vou e você vai comigo.
LAURA- Tá doida?
BARBARA- Não, mas eu sei que você vai comigo por um motivo. (COCHICHA ALGO NO OUVIDO DE LAURA QUE SE ASSUSTA E SE ANIMA AO MESMO TEMPO)
DAVI- Mas e você Maria? Você vai ao cinema?Aposto como nem vai ter problemas, pois você não tem pais...
ISABEL-Davi!! (repreende o amigo por ter falado bobagem)
MARIA- Bem, eu não tenho pais, mas moro com os meus tios e os meus tios também não querem que eu vá ver o filme. Por que ele tem muita violência e não é adequado para crianças da nossa idade.
GABRIEL- Cara que chatice... De que adianta morar com os tios se eles não nos deixam fazer nada. Seria melhor morar sozinho de uma vez.
PEDRO- Mas se você morasse sozinho quem iria fazer comida pra você e te colocar pra dormir e...
GABRIEL- Já vi que você é mesmo um moleque. Você acha mesmo que eu preciso de alguém pra fazer isso? Já sou um homem, seu moleque.
MORONI- Cara você só tem dez anos igual a mim. Como pode se considerar um homem. Você ainda é criança.
GABRIEL-A gente tem a mesma idade física, mas falo de idade mental. Seu bebê! (EMPURRA MORONI)
MARIA- Ei garotos vocês não vão brigar vão??
GABRIEL- Quem tá brigando aqui?  (GRITANDO)
EVA- Chega de discutir pessoal. Vamos marcar pra sair hoje a tarde pra ver o filme sim ou não?
BARBARA- Pra mim já ta tudo certo e pra a Laura também não é Laurinha ??
LAURA- Claro... Eu vou com certeza.(FALA UM POUCO RECEOSA )
GABRIEL- Nem precisa me perguntar. Eu já estava dentro antes mesmo de saber que o filme ia passar hoje. (OLHA PARA MORONI TENTANDO INTIMIDALO E ACABA CONSEGUINDO)
MORONI- Tá eu vou com vocês, mas vou ter que levar o meu irmão junto.
PEDRO- Oba!!!!!! Eu vou pro cinema com o meu irmão, eu vou pro cinema com o meu irmão... (FALA ANIMADO CORRENDO PRA LÁ E PRA CÁ)
GABRIEL-O Davi também vai não é?Ou será que você é um franguinho medroso?Pópópópópó...(SE DIRIGINDO AO AMIGO QUE FICA ENVERGONHADO)
DAVI- C-claro que eu vou!!! Não sou nenhum medroso. (FALA MORRENDO DE MEDO E VERGONHA)
ISABEL- Bem se vocês querem ir tudo bem, mas eu não vou desobedecer meus pais. Estou indo pra casa. Você vem Maria?
MARIA- Er... Claro!Mas é que a gente esperou tanto tempo pra ver esse filme e... (FALA DIVIDIDA ENTRE IR COM ISABEL E FICAR COM OS AMIGOS)
ISABEL- Tudo bem, então eu já estou indo. Meus pais não gostam que eu passe muito tempo fora depois que saímos da aula. Além disso, eu prometi que ia voltar cedo. Tchau amiga. (VAI EMBORA MEIO PREUCUPADA)
MARIA- Depois eu passo na sua casa
BARBARA-E então Maria? Você vem com a gente essa tarde?
EVA- Claro que ela não vem. Não vê que ela é igualzinha a outra?Cheia de não me toques... Parece até que nunca fez nada de errado.
MARIA- Claro que eu já fiz... Quer dizer. Outro dia, por exemplo, eu falei que ia pra escola e na verdade eu fui à casa da Isabel...
BARBARA- Nossa que corajosa... Aposto que nesse dia ficaram as duas lendo A Bíblia o dia inteiro. Hihihihihihi ...(SENDO HIRÔNICA)
MARIA- Na verdade lemos O Livro de Mórmon, mas...
BARBARA- Deixa de ser boba garota. De que adianta mentir para os pais para ficar lendo?Você é muito burrinha mesmo.
LAURA- Não fala assim Barbie... Talvez os tios delas fiquem bravos e queiram bater na coitada e...
MARIA- Claro que não os meus tios nunca me bateram.
GABRIEL- Meus pais me batem às vezes, mas eu não tô nem aí.
EVA- Puxa Gabriel você é tão corajoso
BARBARA-É e muito gato também...
LAURA-ÉÉÉÉ...(TODA ENVERGONHADA)
MARIA- Não sei ainda acho errado desobedecer meus tios.
DAVI- Engraçado... Os meus tios sempre me deixam fazer o que eu quero. Eles são muito legais e me amam muito!
EVA- Os meus parentes também me amam bastante!Sempre me deixam fazer o que eu quero e me dão todos os presentes que eu quero... (FAZ UMA PAUSA DEPOIS FALA HIRÔNICAMENTE) Vai ver é esse problema os seus tios não te amam de verdade.
DAVI- Será mesmo??
MARIA- Não. Os meus tios me amam sim. Vou provar isso pra vocês. Vou pedir permissão a eles e podem me esperar mais tarde, por que com certeza eu irei pro cinema com vocês e nem vou precisar mentir como umas e outras por ai, tá legal?
BARBARA- Calma, não precisa ficar tão nervosinha...
EVA-É garota. Pega leve...
BARBARA- Se te deixar melhor saber disso. É só você contar pra eles depois que já tiver ido. Sempre dá certo. Eles vão ver que você esta bem e nem vão se importa com o que você fez. Comigo sempre funciona.
MARIA- Não vai ser preciso. UNF!(MARIA SAI CHATEADA E OS AMIGOS FICAM RINDO POR UNS INSTANTES NO PALCO DEPOIS SAEM TODOS DEIXANDO O CENÁRIO VAZIO. QUANDO AS CORTINAS SE ABREM DENOVO APARECEM OS TIOS DE MARIA RUTE E JACÓ ELES ESTÃO NA SALA PONDERANDO SOBRE UMAS ESCRITURAS)
NARRADOR- Maria pela primeira vez na vida sentiu duvidas se seus tios realmente a amavam de verdade. Seus tios lhe negavam muitas coisas às vezes. E seus amigos por outro lado pareciam ter tudo. Ela então resolveu fazer um teste com os tios. Ela estava muito ansiosa pelo filme e os tios sabiam disso.com certeza não iriam negar aquele desejo da menina.
MARIA- Tio tia preciso falar cm vocês.
JACÓ- Há oi princesa, como foi na aula hoje? A professora falou sobre algo interessante da vida do Salvador?
MARIA- Ela contou a história de três homens que... Sei lá, caíram dentro de uma fogueira... Eu não entendi direito.
RUTE- Ah não minha linda, com certeza ela falou sobre Sadraque Mesaque e Abdenego.Três homens muito fieis que foram jogados numa fornalha de fogo por terem muito respeito ao nosso Pai Celestial.
MARIA- Tá tia isso não importa agora. Queria perguntar uma coisa pra vocês.
JACÓ- Er... Pode perguntar princesa.
MARIA- Vocês me amam??
(AMBOS FICAM CALADOS SE OLHANDO POR UM MINUTO E DEPOIS RESPONDEM A GAROTA.)
RUTE- Claro que nós te amamos querida. Mas por que essa pergunta repentina?
MARIA-É que... Os meus amigos ficaram me zoando, dizendo que vocês não podem me amar de verdade por que não são meus pais e... Bem eu falei que não era verdade. Ai a Eva me falou que se vocês me amassem, deixariam que eu fizesse tudo o que eu quero e...
JACÓ- Bem eu sei que às vezes somos muito rigorosos com você, mas isso acontece justamente por que te amamos muito e queremos te proteger...
MARIA- Ela falou que os pais e os outros parentes dela dão sempre tudo o que ela quer e o Davi falou que os tios dele o deixam fazer tudo  o que ele quer.
RUTE- Bem... A sua amiga é bem rica e... Com certeza os parentes têm condição de dar tudo que ela quer. Nós não temos tanto dinheiro assim, mas sempre tentamos dar para você o necessário para uma vida confortável e...
JACÓ- Quanto a deixar que você faça tudo o que quer... Bem cada um tem um jeito diferente de lidar com os filhos, sobrinhos e os outros parentes... Mas não podemos deixar que as crianças façam tudo o que querem. Elas podem se machucar e...
MARIA- Mas a Eva e a Barbara me disseram que...
RUTE- Er ...Tem um motivo pra que os pais proíbam as crianças de fazerem certas coisas.Nós fazemos isso por que queremos manter vocês crianças protegidas de qualquer mal...
MARIA- Tá vocês já me falaram isso...(TENTA DISFARÇADAMENTE VOLTAR AO ASSUNTO DO CINEMA)...Bem mas eu posso perguntar mais uma coisa ?
RUTE E JACÓ JUNTOS- Claro Maria.Por que não?
MARIA- Se eu quisesse muito uma coisa... Algo muito especial pra mim... Algo que espero a um tempão... Vocês não me negariam não é?Se me amam não vão querer me ver triste.
JACÓ - Vai voltar a historia do filme de novo, não é?
MARIA- Há tio é que eu esperei por esse filme há tanto tempo e...Os meus amigos todos já o viram, e os que não viram vão ver hoje .
JACÓ- Você lembra o porquê de te proibirmos de ver esse filme?
MARIA- Sim por que ele é muito violento e tem cenas que nós menores não podemos ver... Mas todos os garotos da igreja já o viram
RUTE- Todos não né Maria? Só aqueles que tinham mais idade. Não quero que veja esses filmes, você pode ter pesadelos a noite. Alem disso é dia do Senhor temos que guardá-lo em sinal de respeito
MARIA- Eu não sou mais criança pra ficar com medinho de filmes tá legal?E eu sempre guardo o Dia do Senhor que mal tem quebrar esse voto uma vezinha?
JACÓ- Ei menina veja lá como fala com a sua tia...
MARIA- Os garotos estavam certos. Vocês não me amam de verdade (SAI DO PALCO IRRITADA E QUASE CHORANDO).
RUTE-Maria espere não é isso.
(MARIA VOLTA A COLOCAR A CABEÇA NO PALCO E GRITA COM OS TIOS)
MARIA- Quer saber? Eu vou pro cinema ver esse filme de qualquer jeito vocês não mandam em mim. Vocês não são meus pais de verdade ta legal?!
(OS TIOS FICAM TRISTES NO PALCO E AS CORTINAS FECHAM DEPOIS ELAS ABREM NA PORTA DO CINEMA NO LUGAR ONDE AS CRIANÇAS MARCARAM DE SE ENCONTRAR )
NARRADOR- Quando Maria chega ao local onde havia de se encontrar com os amigos todos ficam surpresos e vão até a garota. Maria parece um pouco triste, mas tenta disfarçar seus sentimentos.
BARBARA- Uau!  É você mesma? Nem acredito que você tenha vindo.
MORONI-É mesmo Maria... Os seus tios permitiram?
MARIA- Não... Mas eles não mandam em mim... Não são meus pais.
GABRIEL- Muito bem é assim que se fala garota!Quem precisa dos adultos?Podemos tomar qualquer decisão sozinhos.
LAURA- Ainda assim você parece preocupada. Qual o problema?
MARIA- Sei que os meus tios não deviam ter me proibido, mas... Essa é a primeira vez que os desobedeço. Isso ainda é muito estranho pra mim...
EVA- Bobagem amiga!É só um filme. O que poderia acontecer de ruim?Vamos entrar. O filme já vai começar.
NARRADOR-Assim as crianças vão ver o filme tão esperado. De fato nada aconteceu a elas no cinema. Mas ainda assim não foi uma boa coisa elas terem desobedecido a seus pais e outros responsáveis. Maria todo o tempo se sentia culpada por ter desobedecido aos tios E por causa das palavras duras que falou para eles, mas continuou vendo o filme tentando se divertir igual a todos os outros. Na saída do filme eles começam a discutir sobre o filme.
MORONI- Puxa pessoal. Esse filme nem era isso tudo que falavam. Só um monte de pancadaria sem historia. Alem disso tinha muito palavrão. Ainda bem que o Pedro dormiu o tempo todo.
PEDRO- Ei eu não dormi não. Só tirei um cochilo..Uahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhh!!Vamo pra casa logo mano?
GABRIEL- Qual é? O filme foi tudo de bom!Viu só os golpes que o policial deu naquele bandido filho da...
LAURA- Puxa você ta falando igual ao cara do filme...
EVA- Ué você ainda está com essa cara? Não se divertiu nem um pouco?(FALA OLHANDO PARA MARIA)
MARIA- Não é isso Eva. Foi muito legal. Mas a verdade é que me sinto mal por ter desobedecido meus...
BARBARA-É só fazer como eu. Chega e diz que não aconteceu nada de mal no cinema. E que eles estavam errados. Simples assim.
GABRIEL- Vocês são mesmo um bando de bebês chorões, viu?E esse aqui então?É o pior de todos. Sempre se escondia atrás do saco de pipocas quando tinha uma cena mais violenta... HIHIHIHI você é patético cara (FALA SE REFERINDO E SE DIRECIONANDO PARA DAVI) O maior medroso.
DAVI- Isso não é verdade eu não tenho medo de nada. Só estava er... Vendo o filme de um ângulo diferente tá legal??
BARBARA- Bem tenho que ir, fiquei de encontrar um amigo daqui a pouco... Vem comigo Laura?
LAURA- Er... Não amiga você sabe que eu tenho que chegar cedo ou a minha irmã vai me entregar pros meus pais ela disse que só me daria cobertura até essa hora.
BARBARA- Nossa você e igualzinha a seu primo Davi, são dois medrosos.
EVA- Eu vou com você Barbie. Não tenho nada pra fazer mesmo. Alem disso posso chegar em casa a hora que eu quiser.
BARBARA- Certo. Vamos amiga. (AS DUAS DEIXAM O PALCO)
MARIA- Bem vamos embora então?
DAVI- Er... pode ir na frente eu e a Laura temos que dar a volta pela outra rua de novo ou vamos nos esbarrar com nossos parentes nessa rua que vocês vão...
MARIA- Mas essa rua não é perigosa?Dizem que acontecem muitos acidentes de carro nela e...
LAURA- Não se preocupe já passamos por ela quando estávamos vindo pra cá. Tchauzinho pessoal.
TODOS OS QUE RESTARAM- Tchau!!
MORONI- Bem eu também já vou tenho que levar o Pedrinho pra dormir. Vejo vocês amanha.
MARIA- Tchau Moroni, tchau Pedrinho
PEDRO - Tchau. (BOCEJANDO DE SONO)
(FICAM APENAS MARIA E GABRIEL NO PALCO ELES SE OLHAM POR UM MINUTO SEM DIZEREM NADA UM AO OUTRO. DEPOIS GABRIEL VIRA O ROSTO E FALA COM A GAROTA EM TOM DE DEBOCHE.)
GABRIEL- Viu não aconteceu nada de mais. Seus tios estavam se preocupando a toa.
MARIA-É pode ser... Você estava mesmo certo.
(NESSE MOMENTO OUVE-SE NO PALCO UM BARULHO MUITO ALTO DE UM CARRO PERDENDO O RUMO E SE ESBORRACHANDO EM ALGUM LUGAR.)
MARIA- Heim? Que barulho foi esse?
GABRIEL- Legal parece que foi uma batida de carro vamos lá ver
MARIA-Gabriel espera!! (GABRIEL PUXA MARIA)
(NESSE MOMENTO ENTRA LAURA NO PALCO COM UMA CARA MUITO ASSUSTADA)
MARIA- Heim? O que aconteceu Laura. Por que você esta com essa cara?
LAURA-O... O D-da-o-Davi... Ele foi atropelado... (GAGUEJANDO)
MARIA- Ai meu Deus!!Temos que ligar pro hospital e para os pais dele e...
(AS GAROTAS NÃO PERCEBEM, MAS QUANDO LAURA FALA ISSO GABRIEL EMUDECE E FICA PARALIZADO EM ESTADO DE CHOQUE. ELAS TENTAM FALAR COM ELE, MAS ELE NADA RESPONDE DEVIDO AO SUSTO QUE TOMARA.)
MARIA- Gabriel, você ouviu isso? Temos que ajudar... Gabriel, fala alguma coisa!!Gabriel!!!!!
(AS CORTINAS SE FECHAM E DEPOIS ENTAR A PROFESSORA COM O LIVRO SEMPRE FIÉIS EM MÃOS)
PROFESSORA- Nesse dia, as crianças levaram um grande golpe por terem desobedecido aos seus pais. Às vezes nós nos colocamos em situações parecidas a essa, mas temos o livre arbítrio dado por nosso Pai Celestial para escolher fazer a coisa certa ou não. As escrituras dizem o seguinte... 2 Néfi 27 ( Portanto os homens são livres segundo a carne; e todas as coisas de que necessitam lhes são dadas. E são livres para escolher a liberdade e a vida eterna por meio do grande Mediador de todos os homens, ou para escolherem o cativeiro e a morte, de acordo com o cativeiro e o poder do diabo; pois ele procura tornar todos os homens tão miseráveis como ele próprio.) Foi-lhe concedido o poder de escolha mesmo antes de nascer. No Conselho pré-mortal dos Céus, o Pai Celestial apresentou Seu plano que incluía o princípio do arbítrio. Lúcifer Rebelou-se e procurou destruir “o arbítrio do homem” Por esse motivo, foi negado a Lúcifer e aos seus seguidores o privilégio de receber um corpo mortal. O fato de você estar na Terra confirma que você exerceu o seu arbítrio e decidiu seguir o plano do Pai Celestial.
Aqui na mortalidade, você continua a exercer o seu arbítrio.
O uso que faz dele determina a sua felicidade ou desespero nesta vida e na próxima. Você é livre para escolher e agir, mas não para escolher as conseqüências de suas ações.
    As conseqüências podem não ser imediatas, mas elas sempre virão. Escolher o bem e a retidão leva à felicidade, à paz e à vida eterna, enquanto que a escolha do pecado e do mal no final leva ao sofrimento e à angústia. Você é responsável por suas escolhas. Não culpe as circunstâncias, a sua família ou os seus amigos quando decidir desobedecer aos mandamentos de Deus. Você é filho de Deus e tem grande poder. Você tem a habilidade de escolher a retidão e a felicidade, independentemente das circunstâncias.

(PROFESSORA FECHA O LIVRO E SAI DO PALCO MAIS UMA VEZ)

NARRADOR- Nesse dia Davi foi levado ao hospital e felizmente não teve grandes danos Mas isso poderia ter acabado muito mal. Às vezes não entendemos porque os nossos pais não nos deixam fazer tudo o que queremos, mas é sempre bom ouvir a voz dos nossos pais e outros responsáveis, pois eles certamente não querem o nosso mal. Eles querem sim nos proteger de todo o mal que possa vir a nos acontecer. Com essa difícil situação as crianças perceberam que aquilo jamais teria acontecido se elas tivessem usado o livre arbítrio da forma correta. Mas a partir daquele dia cada um deles aprendeu uma lição muito importante em suas vidas.
(AS CRIANÇAS ENTRAM UMA POR UMA E LÊEM UMA ESCRITURA RELACIONADA À OBEDIÊNCIA.)
EVA- Às vezes nossos pais nos dão tudo àquilo que pedimos se tratando de bens materiais, mas se esquecem de oferecer aquilo que mais precisamos. Carinho amor e atenção. Mateus 22:35-40  
35 e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo:
36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

PEDRO- Nossa obediência aos mandamentos é uma expressão de nosso amor pelo Pai Celestial e Jesus Cristo. O Salvador disse: “Se me amais, guardai os meus mandamentos”. (João 14:15)

BARBARA- Às vezes fazemos coisas erradas dizendo para nós mesmos que podemos pedir perdão depois por elas. Mas isso não é o melhor a se fazer. Devemos evitar fazer essas coisas. Porém, se o fizermos não devemos adiar o dia do arrependimento. Temos que confessar e abandonar o pecado o quanto antes. Alma 34:33    “E agora, como vos disse antes, já que haveis tido tantos testemunhos, peço-vos, portanto, que não deixeis o dia do arrependimento para o fim; porque depois deste dia de vida que nos é dado a fim de nos prepararmos para a eternidade, eis que, se não fizermos melhor uso de nosso tempo nesta vida, virá a noite tenebrosa, durante a qual nenhum labor poderá ser executado.”
MORONI- Temos que ser sensíveis o suficiente par ouvirmos a voz do Espírito, pois esse nos guia a fazermos as coisas certas. Mas nem sempre escutamos a voz do Santo Espírito no meio de tantas coisas que o mundo pode nos oferecer. Uma escritura em Helamã 5:30 diz o seguinte: “E aconteceu que quando ouviram essa voz, notaram que não era uma voz de trovão nem uma voz de ruído tumultuoso, mas eis que era uma voz mansa, de perfeita suavidade, semelhante a um sussurro que penetrava até o âmago da alma” Quando obedecemos aos mandamentos do Senhor essa voz se torna muito mais forte.E fácil de se entender.
LAURA- Quando desobedecemos aos nossos pais e mentimos para eles isso se torna algo normal em nossas vidas, porém cada vez que mentimos ficamos enrolados em um problema que sempre tende a crescer cada vez mais a cada mentira inventada.Mentir é desonesto,prometer coisas que não se tem a intenção de cumprir é desonesto.Várias escrituras nos ensina que devemos ser honesto para sermos deleite do Senhor .Duas delas são:  D&C 97:8    “Em verdade vos digo: Todos os que, dentre eles, souberem que seu coração é honesto e está quebrantado e seu espírito, contrito; e que estiverem dispostos a observar seus convênios por meio de sacríficio—sim, todo sacrifício que eu, o Senhor, ordenar—esses serão aceitos por mim.”
Eclesiates 5:4-5    “ Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o.
5 Melhor é que não votes do que votares e não pagares.


GABRIEL- Às vezes os filhos tentam fazer coisas apenas para conseguir atenção de um pai que não esta sendo muito atento. Evite ser um pai desleixado. Lembre-se que a família é sempre uma prioridade para a igreja segundo os ensinamentos dos profetas vivos. I Timóteo 5:8 “Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.”
ISABEL- Nosso Pai Celestial deixa bem claro que devemos ser obediente aos nossos pais. Deuterenômio 5:16 (Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá.)
Ele também foi um exemplo de obediência quando disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” ( João 6:38).
Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil. Ele foi tentado de todas as formas como os outros mortais. No Jardim do Getsêmani, Ele orou ao Pai, dizendo: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39).Por Jesus ter sido obediente à vontade do Pai em todas as coisas, tornou possível a salvação para nós.

DAVI- Cada um de nós deve perguntar a si mesmo por que obedece aos mandamentos de Deus. É por medo da punição? É por que desejamos as recompensas de uma vida justa? É por que amamos a Deus e Jesus Cristo e queremos servi-Los? É melhor obedecer aos mandamentos por medo da punição do que não obedecer a eles. Mas seremos muito mais felizes se obedecermos a Deus porque O amamos e queremos obedecer a Ele.


MARIA- Devemos também respeitar todos os nossos outros parentes. E principalmente em caso de adoção seja por um membro da família ou outra pessoa qualquer. Pois essas nos adotaram para que pudéssemos ter uma vida digna e com muito amor. A adoção pode ser uma grande bênção para muitas crianças nascidas sem a oportunidade de serem criados por seus pais biológicos.
    A obediência também nos ajuda a progredir e a tornar- nos mais semelhantes ao Pai Celestial. Entretanto, aqueles que nada fazem até serem mandados e guardam os mandamentos de má vontade, perdem a sua recompensa (D&C 58:26–29).Jesus Cristo declarou: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor”. (João 15:10) Ao obedecermos aos mandamentos do senhor demonstramos nosso amor por ele e ele com certeza irá nos abençoar

PROFESSORA- Como filhos de nosso Pai Celestial temos algumas  obrigações desde muito pequenos.É preciso que os pais orientem aos filhos desde cedo a fazer coisas como: freqüentar as reuniões da Igreja ,amar nossas famílias, orar ao Pai Celestial,ser gentil com os outros .Isso ajuda as crianças menores, a saber, o quão importante é obedecer. Algo que ajuda bastante as crianças é quando agradecemos a ela com um sorriso e mostramos que estamos felizes pelo pequeno serviço que eles fizeram.
NARRADOR- Esperamos que essa peça improvisada possa-lhes ajudar a perceber melhor o quão importante é para nós amar o
Senhor e o nosso próximo e guardar os mandamentos de Deus obedecendo-o sempre. Uma escritura muito bonita relata algo importante dito por nosso Senhor Jesus Cristo ( João 14:21).
 Diz o seguinte: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai”





 Testificamos que essas escrituras são todas verdadeiras e oferecemos essa peça e essa mensagem em nome do nosso Salvador Jesus Cristo. Amém!

( TODOS OS PERSONAGENS SE REUNEM NO PALCO E COMEÇAM A CANTAR O HINO: GUARDA OS MANDAMENTOS /N°194 )


D&C 82:10; (10 Eu, o Senhor, estou obrigado quando fazeis o que eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma. )


“FIM”



Observações extras:


    Essa peça não foi criada baseada em fatos reais, Mas nem por isso pode ser considerada uma historia inútil. Pois dá exemplo de um fato que poderia ter sido mudado simplesmente com uma decisão tomada com cautela. Diversas vezes nos colocamos em situações desse tipo, por isso podemos tomar a estória como um exemplo, e seguir os conselhos retirados especialmente das escrituras. Isso sem duvida pode mudar nossa forma de pensar.




Referencias:



ü  O Livro de Mórmon;
ü  Doutrina e Convênios;
ü  A Bíblia Sagrada (Traduzida por João Ferreira de Almeida);
ü  Princípios do Evangelho;
ü  Sempre Fiéis.



Ronaldo Adriano
Bom Conselho – PE
Data de inicio e termino:
22/06/2011 à 29/06/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário